Novo dinossauro ceraptosídeo encontrado no estado do Novo México


Crédito: Sergey Krasovskiy

Um novo dinossauro ceraptosídeo pertencente ao grupo Centrosaurinae, que viveu 82 milhões de anos atrás, durante o período Cretáceo, foi recentemente identificado. Foi um dos, se não o mais antigo membro desse grupo de dinossauros. A espécie foi nomeada Menefeeceratops sealeyi e media aproximadamente 4,5 metros de comprimento, e teve seus fósseis descobertos em 1996, no estado do Novo México, nos EUA.

"Ceraptosídeos são provenientes de várias localidades do oeste da América do Norte durante o fim do período cretáceo, próximo à extinção dos dinossauros. Mas temos menos informação sobre esse grupo, e seus fósseis se tornam mais raros, quando vamos além de 79 milhões de anos atrás", disse Dr. Steven Jasinski, paleontólogo da Seção de Paleontologia e Geologia do Museu Estadual da Pensilvânia.

Um esqueleto parcial do Menefeeceratops sealeyi foi descoberto nas rocas cretácias da formação Menefee, e incluía partes do crânio, maxilar inferior, antebraço, membros posteriores, pélvis, vértebras e costela.

O dinossauro fazia parte de um diverso ecossistema, que contava com vários dinossauros hadrossaurídeos, dromeossaurídeos, o recém-descoberto anquilossauro Invictarx zephyri e o dinossauro tiranossaurídeo Dynamoterror dynastes. "Sua presença como um dos, se não o mais antigo membro dos Centrosaurinae, sugere que eles se originaram nas porções mais ao sul da América do Norte ocidental e sul da região das Montanhas Rochosas, subsequentemente irradiando para as regiões mais ao norte durante o meio e fim da idade campaniana".


Fonte: SciNews

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Coelophysis

Velociraptor: O Mais Rápido?

Coritossauro