Postagens

Mostrando postagens de abril, 2009

Coritossauro

Imagem
Grande herbívoro que viveu no fim do período Jurássico, com seus 9 metros de comprimento. Seu nome significa ''lagarto de capacete'', pois possuia uma crista na cabeça, que tinha o formato de um capacete. Vivia no litoral da América do Norte, onde havia melhor qualidade de vida.

Albertossauro

Imagem
O Albertossauro é um dinossauro carnívoro que foi descoberto pela primeira vez em Alberta, no Canadá, que originou o nome Era um dinossauro carnívoro, pequeno más que era ágil e capaz de correr atrás de grandes herbívoros. Viveu no final do período Cretáceo, junto com outros grandes carnívoros, como o Tiranossauro e o Espinossauro . O albertossauro era um dinossauro capaz de correr muito para alcançar suas presas, más é bastante frágil e pode ser detido ou morto, se pego por um dinossauro ceratopsiano.

Tiranossauro, o lendário dinossauro.

O lendário dinossauro, o Tiranossauro, não passa de mais um terrível carnívoro descoberto na América do Norte. Ele é famoso, lendário, más por que? Tudo começou em 1900, num fóssil descoberto por Barnum Brown, no estado de Wyowing, nos Estados Unidos. Más esta fama começou por que? O motivo é por ele ser gigante, furioso e... descomunal. Estas vantagens do Tiranossauro, passaram de boca a boca pelo mundo, e acabou-se tornando o lendário Tiranossauro Rex que conhecemos hoje, que tanto nos alucina. Más poderiamos olhar para outras descobertas, e com isso, perceber que não existem apenas Tiranossauros, más também há outros que podem até ser mais interessantes.

Tricerátops

Imagem
O Tricerátops é um dinossauro herbívoro, que viveu no fim do período Cretáceo, na América do Norte.O tricerátops possuía enormes chifres e, ao que se sabe, foi o maior de todos os dinossauros com essa característica, media em torno de 9 metros de comprimento, 3 de altura e pesava em torno de 6 toneladas. O Triceratops pertence a família dos ceratopsídeos, grandes herbívoros providos de chifres. Mas ele apresenta uma peculiaridade: possui caratcterísticas tanto do grupo dos centrossauros (a gorjeia relativamente pequena e sólida) quando dos chasmossauros (os chifres compridos). Após longos debates, o Tricerátops foi incluido no grupo dos centrossauros (Centrosaurinae).

Não foi o meteorito

Imagem
A hipótese de que o impacto de um asteroide na península mexicana de Iucatã tenha sido a causa do desaparecimento dos dinossauros há 65 milhões de anos voltou a ser contestada com o lançamento de um novo estudo geológico. "Nenhuma espécie foi extinta como resultado do impacto de Chicxulub", afirma a paleontóloga Gerta Keller, da universidade americana de Princeton, autora principal do estudo publicado hoje em "The Journal of the Geological Society". "O impacto de Chicxulub aconteceu cerca 300 mil anos antes da extinção em massa e, portanto, não poderia tê-la causado", disse Keller à Agência Efe. Vários cientistas, entre eles a própria Keller, tinham posto em dúvida anteriormente a teoria do impacto como causa da extinção dos dinossauros e de 65% de todas as espécies no limite entre os períodos Cretáceo e Terciário. A teoria começou a ser formulada pouco depois da descoberta, em 1978, em Chicxulub, no norte de Iucatã, de uma cratera de 180 quilômetros de di

Maior espécie de dinossauro

Imagem
Gráfico comparando o Argentinossauro com o Seismossauro e o Ultrassauro, outros dinossauros gigantes,  um elefante e um humano.  O maior dinossauro que já pisou na Terra foi o Argentinossauro, saurópode que viveu no período Cretáceo, há aproximadamente 90 a 100 milhões de anos. Media aproximadamente 45 metros de comprimento e 21 metros de alltura. Foi o segundo dinossauro mais pesado que já existiu, chegando a pesar até 100 toneladas. O segundo maior dinossauro, de acordo com paleontólogos, foi o Sauroposeidon, que era mais leve que o primeiro, o Argentinossauro, mas era provavelmente mais alto. Seu pescoço media mais de 40 metros de altura e seu peso chegava a 50 a 60 toneladas. O tema continua, apesar de tudo, polêmico entre os especialistas, já que ainda não há um consenso sobre quais são os maiores dinossauros. Fontes: - Dinosaurs.about.com - Wikipédia

O Arqueopterix não é um dinossauro!

Imagem
O Arqueopterix, por ser um pássaro primitivo, não pode ser classificado como um dinossauro, mas sim como uma ave. Mas alguns paleontólogos ainda os classificam como dinossauros. É uma ave que teve relação forte com os dinossauros, que era carnívora e provavelomente se alimentava de alguns dinossauros. Por isso, não se confunda! O Arqueopterix não é dinossauro.

Jurássic Park 4 - A extinção

Em 2009, nos cinemas, Jurássic Park vai voltar com seus dinossauros, e apresentar mais um episódio de luta e conquistas. Mas desta vez será uma questão de sobrevivência dos dinossauros. Pode ser que um vulcão entre em erupção na ilha, e mate os dinossauros. O resto vamos poder conferir em 2009. Por enquanto fica em Hollywood, e nada mais sai de lá... por enquanto. Atualização: O filme foi confirmado para 2012 e será dirigido por Joe Johnston.

Como seria se os humanos convivessem com os dinossauros?

Para algumas pessoas, pareceria legal conviver com seres tão grandes. Para outros, seria uma encrenca, ou perda de tempo. Mas se isso acontecesse, provavelmente alguns iam acabar sendo nossos bichos de estimação. Imagine ter um Galimimus em sua casa e você tendo que alimentá-lo com 2 quilos de folhas, pois é um pequeno herbívoro. Parece fácil, más muitos dinossauros pequenos brincam, comem e caçam em bandos. Pode ser até mais fácil, se você se comprometer a cuidar de um bando inteiro de dinossauros, tendo alimentá-los com 14 quilos de folhas, e uma banheira inteira (ou uma lagoa artificial) de água. Se fosse um Tiranossauro, além de ter que educá-lo para que você não se torne a comida dele, você teria que alimentá-lo com muitos quilos de carne e, também, dar muita, muita água. Porém, não acho que sua casa tenha espaço suficiente para suportar um dinossauro, por mais simples que pareça e por mais pequeno que ele seja. De qualquer maneira, talvez um dia teremos um parque dos dinossauro