Mesossauro



O Mesossauro foi um réptil que viveu no Paleozóico, no período Permiano, que mediu cerca de 1 metro de comprimento. Sua mandíbula, com muitos dentes afiados, indicava que sua alimentação era carnívora.
Como um dos primeiros répteis a se adaptar a ambientes aquáticos, possuia uma cauda comprida e um corpo hidrodinâmico.
Habitou áreas aquáticas do super-continente chamado Pangea. Seus fósseis são encontrados na África e na América dos Sul.
Exemplares muito bem conservados são encontrados em museus, como no Cenpaleo, na cidade de Mafra, Santa Catarina. Existem 4 espécies de Mesosaurus conhecidas. Entre elas, uma espécie brasileira, conhecida como Mesosaurus Brasiliensis.
O Mesosaurus Brasiliensis foi, como todos as outras espécies, um réptil pequeno, praticamente do tamanho de um ser humano.
Descrito e batizado por Mac Gregor, em 1908, estudando fósseis encontrados na formação Irati, do Permiano (Estado do Paraná).
Estes répteis surgiram há 290 milhões de anos atrás, no Carbonífero, extinto no Permiano. Alguns fósseis ainda indicam que podem ter tido seu auge no Triássico, há 230 milhões de anos atrás.
O Mesossauro era muito rápido por ser bastante esbelto e ter uma boa aerodinâmica. Seu rabo estreito e comprido ajudava em suas necessidades, também.

Fontes:

Imagem:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Coelophysis

Velociraptor: O Mais Rápido?

Gallimimus