Maiassauro





O Maiassauro ou Maiassaura, que significa ''lagarto boa mãe'', foi um dinossauro herbívoro semi-bípede que viveu no fim do período Cretáceo. Media cerca de 9 metros de comprimento e 4,6 metros de altura. Pesava em torno de 4 toneladas.
Este grande herbívoro viveu na América do Norte, descoberto em Montana, Estados Unidos. Pelo menos 200 fósseis completos de Maiassauros já foram encontrados. Impressionante mesmo, foi a descoberta de ninhos contendo dezenas de ovos muito bem conservados.
O número de espécimes encontradas é o suficiente para afirmar que esse dinossauro vivia em grandes bandos e cuidava muito bem de seus filhotes, já que nasciam tão pequenos e frágeis, que seriam fáceis presas para predadores.
O Maiassauro foi descoberto em 1979, pelo paleontólogo Jack Horner (conselheiro de paleontologia dos filmes Jurassic Park) e Robert Makela no estado de Montana.
O Maiassauro agia como os pássaros, pois todos os anos iam para a mesma região para botar seus ovos e cuidar como uma verdadeira mãe dedicada da cria. Ela cavava um buraco não muito profundo na terra, forrava-o com plantas e depositava seus ovos.
Os cientistas encontraram pequenos ossos, provavelmente de filhotes que tinham permanecido no ninho à espera de alimento. Acredita-se que a mãe poderia ter morrido ao procurar alimento e os filhotes acabarem morrendo de fome.Descobriu-se que um filhote de Maiassaura teria em torno de 46 centímetos de comprimento, o mesmo que um um gato doméstico.

Fontes:

Comentários

Postar um comentário

Atenção: os comentários não serão revisados, porém eles poderão ser excluídos se apresentarem linguagem inadequada ou qualquer tipo de ofensa.

Postagens mais visitadas deste blog

Coelophysis

Velociraptor: O Mais Rápido?

Gallimimus