Coelophysis



Coelophysis é um género representado por uma única espécie de dinossauro Terópode Celofísido, que viveu no final do período Triásico, há aproximadamente 215 milhões de anos, no Noriano, no sudoeste da América do Norte. Seu nome genérico se deve aos ossos de suas patas, que eram ocos. O nome em si provêm do grego, ''koilos'', que significa ''oco'' e ''physis'', que significa ''formato''. Logo, seu nome científico é ''formato oco''. A espécie, tipo C. Bauri, foi descrita por Edward Drinker Cope, em 1889. O nome Rioarribasaurus é sinonimo de Coelophysis. Outro dinossauro, o Megapnosaurus,é considerado sinonimo de Coelophysis.

O C. Bauri é o dinossauro primitivo mais conhecido, com um grande número de esqueletos completos. Seu corpo possuía de 2,5 a 3,0 metros de comprimento e 1 metro de altura, pesando 28 quilogramas. Este esbelto e ágil corredor, viveu na América do Norte e seus registros fósseis são encontrados no Arizona e no Novo México, nos Estados Unidos. O Coelophysis foi um animal magro em seu aspecto geral, e possívelmente um veloz corredor. Apesar de sr um dinossauro primitivo, a evolução dos dinossauros Terópodes havia modificado muito as criaturas anteriores como o Herrerassauro e o Eoraptor. O Coelophysis possuia um focinho alargado, o que permitia diminuir o peso de seu crânio.

O rabo do Coelophysis tinha uma estrutura inutilizável nas uniões Prezigapofisis de suas vértebras, que permitia apenas que o dinossauro movesse-o apenas para cima ou para baixo.

Coelophysis foi descoberto em 1881 por David Baldwin, nos estratos do Triásico ao sudoeste dos Estados Unidos. Foi nomeado pelo célebre paleontólogo Edward Drinker Cope, em 1889. Esses fósseis pobremente preservados, nos permitem ter uma idéia completa sobre o aspecto do dinossauro. Logo, o Coelophysis conseguiu dar mais fósseis que qualquer outro, e agora mais de milhões de fósseis e ''leitos de ossos'' foram encontrados em Ghost Ranch (Rancho Fantasma), no Novo México.

Em 1947, esses dinossauros foram re-nomeados como Rioarribasaurus ao princípio, más logo o nome foi descartado, pois 100 esqueletos fósseis de celofísis foram encontrados, no Arizona, Estados Unidos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Velociraptor: O Mais Rápido?

Gallimimus