Nova espécie de hadrossaurídeo descoberto no México


Crédito: Marco A. Pineda

Paleontólogos descobriram uma nova espécie de lambeossaurino hadrossaurídeo, a partir de fósseis descobertos no norte do México. O novo dinossauro andou pelo mundo no período Campaniano, final do período Cretáceo, há aproximadamente 72 e 73 milhões de anos.

Pertence à uma tribo de hadrossauros, o Parasaurolophini, que faz parte da subfamília Lambeosaurinae e que possui uma grande crista óssea. Recebeu o nome científico de Tlatolophus galorum e tinha entre 8m e 12m de comprimento.

Sua crista óssea era oca, provavelmente tinha a coloração vermelha e aproximadamente 1,3m de comprimento.

"Sabemos que o Tlatolophus galorum possuía orelhas com a habilidade de receber sons de baixa frequência, então deveriam ser dinossauros pacíficos, porém falantes", diz Dr. Ángel Ramírez-Velasco, paleontólogo do Instituto de Geología na Universidad Nacional Autónoma de México. "Alguns paleontólogos acreditam que eles emitiam sons altos para afugentar carnívoros ou para fins reprodutivos, o que sugere que sua crista era possivelmente bem colorida".

Os restos fósseis foram descobertos nos anos 2000, na formação Cerro del Pueblo, próximo a Presa de San Antonio, Coahuila, no México. É o mais completo lambeossaurino hadrossaurídeo encontrado no país.

"Este fóssil, que ainda se encontra sob investigação, é um caso excepcional na paleontologia mexicana, porque eventos altamente favoráveis tiveram que ocorrer, milhões de anos atrás, quando Coahuila era uma região tropical, para que ele tenha sido preservado nas condições nas quais o encontramos", disse Dr. Felisa Aguilar, a paleontóloga do Centro INAH Coahuila.


Fonte: SciNews

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Coelophysis

Velociraptor: O Mais Rápido?

Gallimimus