A última refeição do Velociraptor

Velociraptor ingerindo o osso do Pterodáctilo. Crédito: Brett Booth.

O cenário provavelmente é esse: 75 milhões de anos atrás, um Velociraptor mongoliensis pequeno encontrou um Pterodáctilo morto. Ele não poderia recusar comida de graça, e se aproveitou do cadáver. Logo após comer um pedaço do animal, o dinossauro se foi.
Pelo menos essa é a versão mais provável, após o estudo de um Velociraptor fossilizado que continha um osso fossilizado de um Pterodáctilo em seu intestino (parece mentira, mas alguns dinossauros têm a capacidade de ingerir ossos relativamente grandes). De acordo com estudiosos, o osso não possuía marcas de deformação que seria causadas pelos ácidos digestivos, indicando que o Velociraptor faleceu logo após ingerir sua comida.
A primeira hipótese foi a de que o Velociraptor tivesse matado o Pterodáctilo, que está praticamente descartada, pois o tamanho do Pterodáctilo não permitiria a um pequeno dinossauro matá-lo, já que esses animais mediam aproximadamente dois metros de envergadura ou mais. Comparando isso aos Velociraptores, que em média mediam 1,5 metro de comprimento, vemos que o Pterodáctilo teria uma vantagem óbvia. "Seria difícil e provavelmente perigoso para o pequeno terópode matar um Pterodáctilo com 2 metros de envergadura, a menos que ele já estivesse ferido ou doente. Então, o osso de pterodáctilo que nós identificamos em seu intestino foi mais provavelmente retirado de uma carcaça, e não resultado de um ataque", disse David Hone, que estava na Escola de Biologia e Ciências ambientais da Universidade de Dublin, na Irlanda, durante as pesquisas com os fósseis.

Referências bibliográficas:
1 - Lightweight dinosaur had a huge last meal - Technology & science - Science - LiveScience - msnbc.com;

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Coelophysis

Velociraptor: O Mais Rápido?

Gallimimus