Chasmossauro
Esse dinossauro era de porte médio, medindo de 5 a 6 metros de comprimento, com uma altura de 2 metros e pesando aproximadamente 4 toneladas (equivalente a um carro). Eram quadrúpedes e herbívoros. Tinha uma enorme gola que servia para afastar os predadores e atrair uma fêmea, e era semelhante a um coração. Tinha um pequeno chifre sobre o nariz, e dois sobre seus olhos.
Tinha um dos maiores crânios do mundo dos animais terrestres. Media 2 metros de comprimento, cerca de 1 terço de seu comprimento total.
Em 1898, Lawrence Lambe do Estúdio Geológico do Canadá fez a primeira descoberta de restos do Chasmossauro: consistiam em partes da gola do pescoço. Primeiramente, achou que se tratava de um Monoclonius (outro ceratopsiano que tem um grande chifre sobre o nariz), mas em 1913 Charles Sternberg e seu filho encontraram um crâneo mais completo do Monoclonius, percebendo assim as diferenças entre os crâneos encontrados pelos dois homens. Assim, nascia o Chasmosaurus.
Fonte:
Imagem:
Comentários
Postar um comentário
Atenção: os comentários não serão revisados, porém eles poderão ser excluídos se apresentarem linguagem inadequada ou qualquer tipo de ofensa.