Pegadas Reveladoras



As pegadas são um dos meios mais usados pelos paleontólogos para estudar dinossauros e outros animais pré-históricos. Quando um animal anda na areia, por exemplo, suas pegadas deixam pistas por onde ele andou. As pegadas ajudam os cientistas a estabelecer o tamanho do animal pelo tamanho da pegada, e até sua velocidade: Quanto maior o espaço entre duas pegadas, mais rápido é o animal. Com o tempo, as pegadas deixadas pelos dinossauros se fossilizaram e hoje nos contam como os dinossauros viviam na Terra. Geralmente, as pegadas "mais recentes"(mas que tiveram bastante tempo para se fossilizarem) estão mais bem preservadas. Mas com a ação do vento, da água e de outros fatores, as pegadas podem desaparecer, como quando você faz uma pegada na praia, mas o mar faz com que ela desapareça; mas se você fizer uma na terra, por exemplo, ela pode sobreviver por muito tempo.
Recentemente franceses descobriram pegadas gigantes com até 1,5 metro de diâmetro na cordilheira Jura, que há 150 milhões de anos era lar de Saurópodes. Como se sabe, os Saurópodes são os maiores dinossauros, e por isso, o tamanho das pegadas não é novidade.

Imagem:

Comentários

  1. Parabéns pelo trabalho e pelas explicações
    Aqui na minha cidade tem rastos de dinossauros mas ninguém até hoje se interessou
    Sou condutor turístico em Poxoreu MT e levo turistas lá só para tirar fotos
    Mas sei q essas pegadas e as escrituras rupercias que temos aqui merece mais atenção
    Tenho uma página no face que mostra um vdo f. Conhecendo Poxoréu.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Atenção: os comentários não serão revisados, porém eles poderão ser excluídos se apresentarem linguagem inadequada ou qualquer tipo de ofensa.

Postagens mais visitadas deste blog

Coelophysis

Velociraptor: O Mais Rápido?

Gallimimus