Pesquisar Postagens

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Irritator



O Irritator foi um dinossauro Terópode, que viveu no Cretáceo, há aproximadamente 110 milhões de anos atrás, na América do Sul. É encontrado na Formação Santana, no Brasil, pelo qual se descobriu apenas a parte superior.
As estimativas mais recentes sobre o tamanho do Irritator dizem que ele pode ter medido 8 metros de comprimento e 3 metros de altura, incluindo um crânio de 80 cm.
Pelo formato e características de seus dentes, eram provavelmente piscívoros, como outros Espinossauros, sendo muito parecidas com as mandíbulas dos crocodilos. Esse é o mesmo tipo de alimentação do Angaturama, que se parece com o Irritator.
O material do I. Challengeri é do membro Romualdo da Formação Santana, no Brasil. O fóssil localizado no museu de história natural de Stuttgart consiste em um crânio sem a porção inferior.
O lugar exato da descoberta do fóssil é desconhecido, pois este foi pego pelos traficantes de fósseis. Mas uma entrevista aos distribuidores de fósseis locais deu pistas do local do provável local do descobrimento: A aldeia de Buxexé, perto de Santana do Cariri.

Fontes:

Imagem:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção: os comentários não serão revisados, porém eles poderão ser excluídos se apresentarem linguagem inadequada ou qualquer tipo de ofensa.