Pesquisar Postagens

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Coelurus



O Coelurus foi uma espécie de dinossauro que viveu no final do período Jurássico, há aproximadamente 152 e 145 milhões de anos, na América do Norte, no Kimeridgiano e no Titoniano. O nome Coelurus, do grego, significa cauda oca (koilos=oco + oura=cauda).
A história do Coelurus, como muitas outras, foi complicada. Tanto, que atualmente apenas uma espécie de Coelurus é considerada válida: O "C. Fragilis", descrita por Othniel Charles Marsh em 1879. Se conhece apenas um esqueleto parcial encontrado na Formação Morrison, de Wyoming, Estados Unidos. Era um pequeno carnívoro bípede, com as patas traseiras largas.
Seu rabo é comprido, e a cabeça pequena. Pesava entre 13 e 20 quilogramas. Sua altura era de 70 centímetros e o comprimento de 2,4 metros.
Em 1879, Othniel Charles Marsh, naturalista e paleontólogo, descobriu o primeiro esqueleto de Coelurus.
O Coelurus viveu em um ambiente semiárido, com períodos de seca e de chuva. Vivia rodeado de coníferas e outras plantas.

Fontes:
Wikipédia em Espanhol

Imagem:
iped.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção: os comentários não serão revisados, porém eles poderão ser excluídos se apresentarem linguagem inadequada ou qualquer tipo de ofensa.