A História dos Mamíferos

Acima, um mamífero primitivo. Ele viveu no período Jurássico.


Os mamíferos surgiram no começo da Era Cenozóica e existem até os dias atuais. Desde animais minúsculos até os famosos mamutes, e os primatas, que foram ancestrais do ser humano, que surgiram há 2,3 milhões de anos. Outros mamíferos carnívoros como o Tigre-dente-de-sabre também surgiram.
O que permitiu que os mamíferos surgissem foi o fim da Era Mesozóica, a era dos dinossauros. Ocorreram mudanças no clima e na Terra, o que permitiu o desenvolvimento dos mamíferos.
Não vemos tigres-dente-de-sabre porque ocorreram entre a era cenozóica e hoje, modificações que permitiram a evolução até os mamíferos que vemos hoje (elefantes, girafas, gorilas, baleias...), e continuarão se transformando. Os mamíferos são grande parte dos animais da Terra, hoje. Um dos fatores que permitiu a evolução dos mamíferos, foi a glaciação que ocorreu no Pleistoceno, no período Neogeno, há 10.000 anos atrás. Mais de 30 ordens de mamíferos pareceram no cenozóico, das quais aproximadamente 15 ordens ainda estão presentes hoje.
A glaciação ocorreu por um fator importante: No Oligoceno (período Paleogeno), o continente australiano se separou da Antártida. Com isso, surgiu a Corrente Circumpolar Antártica, que esfriou o oceano antártico.
No Mioceno se produziu um ligeiro aquecimento devido a liberação dos hidratos que desprenderam do dióxido de carbono. Quando o continente Sul-americano se uniu ao Norte-americano pela criação do Istmo do Panamá, a região do Ártico também se resfriou devido ao fortalecimiento das correntes de Humboldt e do Golfo e o fim da circulação de correntes marinhas primitivas de águas quentes que atravessavam o planeta de leste a oeste, levando ao último máximo glacial.


Fontes:
Wikipédia, em português

Imagem:
blogpaedia.com.br

Comentários

Postar um comentário

Atenção: os comentários não serão revisados, porém eles poderão ser excluídos se apresentarem linguagem inadequada ou qualquer tipo de ofensa.

Postagens mais visitadas deste blog

Coelophysis

Velociraptor: O Mais Rápido?

Gallimimus