Amazonssauro



O Amazonssauro, que significa "Lagarto do Amazonas", foi um Saurópode, que viveu no período Cretáceo, há 100 milhões de anos, no Albiano, onde hoje é o continente da América do Sul.
Apesar de ser um diplodoco avançado, o Amazonssauro era um Saurópode relativamente pequeno, com um grande pescoço, e um rabo em forma de chicote.
Media aproximadamente 12 metros de comprimento.
Apesar de outros dinossauros encontrados no interior do Brasil, este foi o primeiro dinossauro nomeado do território da Bacia do Rio Amazonas.

O nome é baseado no estado do Amazonas, apesar de a espécie válida, o Amazonsaurus Maranhensis, encontrado no estado do Maranhão, nomeado em 2003, pelos paleontólogos brasileiros Ismar de Sousa Carvalho e Leonardo dos Santos Avilla e o Argentino Leonardo Salgado, tenha sido encontrado no estado do Maranhão, na formação Itapecuru.
Esta formação geológica data-se do Aptiano e Albiano, do Cretáceo Inferior.

Fontes:

Imagem:

Comentários

  1. Só noto que hoje em dia até as pessoas de curso superior se esqueceram das regras de afabetização que aprenderam (se é que aprenderam) no seu curso primário. Observem, pois, os nomes dos três 'sauros' acima: Chamossauro, Tiranossauro e Anquilossauro. Perceberam que todos, antes de 'ssauro' têm a vogal "o", daí o motivo de os "ss" serem dobrados. Caso contrário, seriam pronuciados como "chamozauro","tiranozauro" e "anquilozauro". Pois, a letra "S" entre duas vogais tem o som de "Z".
    Ora, o nome "Amazonsauro" tem só um (1) "S" porque não é "Amazonossauro", já que em "Amazonsauro" o "S" de "sauro" está precedido de uma consoante ("N") e, portanto, nesse caso tem o som de "SS" mesmo sendo um só.
    Fico muito triste quando vejo que as próprias pessoas que tratam da cultura e ciência desconhecem as regras do seu próprio meio de comunicação, ou seja, seu próprio idioma!
    Grato pela atenção.
    Flávio Sílver (flavsilver@pop.com.br)

    ResponderExcluir
  2. Entendo que essas regras não são levadas muito a sério. Os nomes de dinossauros, muitas vezes por serem derivados do latim, e eventualmente do grego, acabam desrespeitando certas regras.
    Claro, talvez deveriam mudar para "amazossauro", porém não há essa preocupação, por ser um nome. Nomes não necessariamente são adequados às regras do idioma.
    Eu, como um simples dono de blog, não posso mudar o nome do dinossauro, porque ele foi registrado dessa maneira por cientistas. Talvez, apenas talvez, eles mudem depois.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Atenção: os comentários não serão revisados, porém eles poderão ser excluídos se apresentarem linguagem inadequada ou qualquer tipo de ofensa.

Postagens mais visitadas deste blog

Coelophysis

Velociraptor: O Mais Rápido?

Gallimimus