Herrerassauro



O Herrerassauro foi um dinossauro que viveu no final do período Triássico, há aproximadamente 228 milhões de anos, no Carniano, onde hoje é a América do Sul.
A espécie do tipo Herrerasaurus ischigualastensis, foi descrita por Osvaldo Reig, em 1963. Durante muitos anos, a classificação do Herrerassauro não foi clara, já que apenas alguns restos contavam sua história.

O Herrerassauro é um dos dinossauros mais primitivos dos quais se conhecem. Tem o tamanho médio, medindo até 3 metros de comprimento, 2 metros de altura e pesava aproximadamente 100 quilogramas.
O crânio é estreito e largo.
O primeiro espécime de Herrerassauro foi descoberto em 1959, no vale do Ischigualasto, por uma comissão paleontológica da Universidade Nacional de Tucumán, na Argentina, liderada pelo Dr. Osvaldo Reig, que o estudou em 1963. Victorino Herrera, foi quem encontrou os primeiros fósseis de Herrerasaurus, da qual O. Reig dedicou o nome genérico.
Os dentes do Herrerasaurus eram afiados, o que indica que eram carnívoros. Seu tamanho indica que caçava pequenos e médios animais.
Podem ter alimentado de outros dinossauros, como o herbívoro Pisanossauro.
Coprólitos do Herrerassauro contêm osos, mas nenhum rastro de plantas, descobertos na formação de Ischigualasto.
Isto indica que o Herrerassauro tinha a capacidade de digerir osos de outros dinossauros.


Fontes:

Imagem:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Coelophysis

Velociraptor: O Mais Rápido?

Gallimimus