Paquicefalossauro



O Paquicefalossauro, que significa ''lagarto cabeça grossa'', foi um dinossauro herbívoro, bípede, que viveu no período Cretáceo, na América do Norte. Media 3 metros de altura e 4,5 de comprimento.
O Paquicefalossauro possuía um capacete ósseo na cabeça, usado em disputas entre machos da mesma espécie.
O paquicefalossauro foi descoberto em torno de 1940 e nomeado por Barnum Brown e Erich M. em 1943.
Este dinossauro foi, provavelmente, um onívoro bípede. O parte mais bizarra do paquicefalossauro, é a parte mais famosa, seu domo craniano de 25 centímetros de espessura, cercado por protuberâncias ósseas, más ningguém ainda sabe ao certo a função deste ''enorme'' crânio.
Achava-se que isso era uma arma usada para brigas entre machos, na disputa pelo acasalamento com a fêmea. Más uma nova geração de paleontólogos vem estudando estes dinossauros e criando teorias sobre o uso da mais famosa característica de seu corpo. Segundo eles, o domo não poderia ser usado para dar cabeçadas uns nos outros, pois a superfícia do contado (a parte mais alta) é muito pequena e, se por algum acaso a cabeça de alguns destes animais atingisse o outro, o dano poderia ser devastador (e não seria nada bom ficar ferido quando há carnívoros esfomeados a espreita). O crânio seria uma forma de cortejo e, se dos dois machos fossem disputar uma fêmea, eles usariam a cauda para chicotear o adversário.
Deve-se ressaltar que sabe-se muito pouco sobre estes dinossauros.
O Paquicefalossauro possui uma certa fama, devido ao fato de dar cabeçadas (essa é boa). As aparições destes dinossauros resume-se em dar cabeçadas em outros dinossauros, ou humanos. Entre suas participações está a longa metragem ''Em Busca do vale Encantado'', o filme Jurassic Park 2 - O Mundo Perdido, e a aparição em jogos, como o ''clássico'' Jurassic Park : Operation Gênesis e Jurassic Park Warpath, más no Warpath ele está do tamanho do Tiranossauro.
Fontes:
-Wikipédia

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Coelophysis

Velociraptor: O Mais Rápido?

Gallimimus