Lambeossauro



O Lambeossauro, ou ''lagarto de Lambe'', foi um dinossauro que viveu no final do período Cretáceo, há aproximadamente 83 e 71 milhões de anos, no Campaniano, na América do Norte.
Este herbívoro, que caminhava em quatro patas, más que podia erguer-se em suas 2 patas traseiras, é conhecido por sua crista na cabeça.
A espécie Lambeosaurus Laticaudus foi o maior dinossauro da família Ornithischia, medindo 15 metros de comprimento.
O Lambeossauro foi descrito em 1923 por William Parks, mais de vinte anos depois do estudo do primeiro material encontrado, estudado por Lawrence Lambe.

Este dinossauro era muito parecido com o seu parente próximo, chamado Coritossauro, que se encontra em rochas um pouco mais antigas. O Lambeossauro é uma espécie do tipo Lambeosaurinae, uma subfamília de Hadrossauros que possuíam uma crista oca.
Duas espécies de Lambeossauros estão atualmente validas.

A parte frontal da crista do Lambeossauro era robusta, apontando para frente, acima dos olhos.
A função de sua crista sempre intrigou os paleontólogos de todo mundo. Más um estudo sugere que sua crista servia para um motivo comum entre vários Hadrossauros: Comunicação entre outros membros de um grupo. Este mistério vem acompanhando estudiosos desde o século 20, quando foi encontrado.

Fontes:


Imagem:
-Ciência Hoje Online

Comentários

  1. vlw pela postagem do grand park pack!

    ResponderExcluir
  2. Oi,quero falar que a foto que você colocou é de um Coritossauro e não de um Lambeossauro ;)

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Atenção: os comentários não serão revisados, porém eles poderão ser excluídos se apresentarem linguagem inadequada ou qualquer tipo de ofensa.

Postagens mais visitadas deste blog

Coelophysis

Velociraptor: O Mais Rápido?

Gallimimus