Gallimimus



O Gallimimus, que significa ''Imitador de Galinha'' é um dinossauro Terópode, da fmília Ornithomimidae. Viveu no fim do período Cretáceo, há aproximadamente 83 e 65 milhões de anos, no que hoje é o continente Asiático. Foi encontrado na formação Nemegt, na Mongólia. Devido a constituição apropiada de suas pernas traseiras, o Gallimimus foi um dinossauro apto para correr para se defender de predadores. Seu aspecto físico parece com um avestruz, pelo seu pescoço comprido e bico sem dentes. Seu rabo era comprido, para manter equilibrio nas corridas. Parte de sua fama se deve à aparição nos filmes: Jurassic Park - O Parque dos Dinossauros e O Mundo Perdido- Jurassic Park, dirigidas por Steven Spielberg.

O Gallimimus, era em geral, muito parecido com os avestruzes atuais, com cabeça pequena, grandes olhos, membros anteriores pequenos, fortes paras para correr e um rabo comprido.

Suas patas dianteiras eram bastante curtas se comparadas as patas traseiras, e estavam acompanhadas com três garras em cada mão. A dieta do Gallimimus foi duvidosa, sugerindo-se poder haver comido plantas e insetos. Foi um dos maiores Ornithomímidos, chegando a medir 6 metros de comprimento, 3 metros de altura e 440 quilogramas.

Os primeiros restos encontrados de Gallimimus, são de 1970, do deserto de Gobi, na Mongólia. Em 1972, os paleontólogos Rinchen Barsbold, Halsza Osmólska e Ewa Roniewicz nomearam o dinossauro.

Comentários

Postar um comentário

Atenção: os comentários não serão revisados, porém eles poderão ser excluídos se apresentarem linguagem inadequada ou qualquer tipo de ofensa.

Postagens mais visitadas deste blog

Coelophysis

Velociraptor: O Mais Rápido?