Ceratossauro



O Ceratossauro, que significa ''lagarto de chifre nasal'', foi um dinossauro Terópode Ceratosauridae, e viveu no final do período Jurássico, na África, América do Norte, e provavelmente Europa.

Os Ceratossauros se caracterizam por possuirem um crânio, com um chifre no focinho.

Pode haver competido com o Alossauro pelas presas, más com uma desvantágem do Ceratossauro: Eles eram menores, medindo cerca de 6 à 8 metros de comprimento e 2,5 metros de altura. Um estudo recente de Robert Bakker demonstrou que o Ceratossauro geralmente caçava presas aqüáticas, como peixes e répteis, além de também ter potencial para caçar grandes dinossauros. Outra teoria sugere que os Ceratossauros primeiramante caçavam Dryossauros e Camptossauros, e outros Ornitópodes, já que era um caçador solitário, incapaz de abater Saurópodes adultos.

Os restos fósseis foram encontrados na Mina de Dinossauros de Cleveland Lloyd, em Utah, e a Mina de Mesa Seca, no Colorado. A espécie descrita por Othniel Charles Marsh em 1884, e por Gilmore, em 1920, é o Ceratosaurus Nasicornis. Dus espécies distintas foram descritas em 2000: Ceratosaurus Magnicornis e Ceratosaurus Dentisulcatus. Más espécies adicionais, incluindo C. Ingens, C. Stechowi e uma espécie referida a C. Meriani, de Portugal, foram descritas como material menos completo. Se o C. Ingens é valido, pelo menos uma espécie de Ceratossauro era tão grande como o Torvosaurus e o Epanterias, que viveram junto a ele.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Coelophysis

Velociraptor: O Mais Rápido?

Gallimimus