Aegyptossauro



O Aegyptossauro, que significa ''Lagarto do Egito'' é um género representado por uma única espécie de dinossauro Saurópode Titanossauriano, que viveu no período Cretáceo, onde hoje é a África.

O Aegyptossauro foi descrito pelo paleontólogo alemão Ernst Stromer, em 1932.

Este grande herbívoro media 15 metros de comprimento e 5 metros de altura. O Aegyptossauro era um dinossauro de pescoço e rabo compridos, crânio pequeno e de quatro patas. Tinha como parente gigantesco, o Argentinossauro, com a diferença de que este era muito mais pequeno. O Aegyptossauro compartilhou a África com o Espinossauro e o Carcarodontossauros, na mesma época.

Foi encontrado nas formações de Baharija, em Marsá Matrú, no Egito e na formação Farak, em Tahoua, Nigéria, ambos lugares no Norte Africano. Em 1999, um grupo expedicionário da universidade de Pensilvânia, viajou à Baharija, onde trabalhou Ernst Stromer, no princípio do século XX. Como Stromer não proporcionou nenhum mapa de seus sítios, forma forçados a definir visualmente suas descrições, com a estatigrafia do local. Usando este procedimento, os geólogos conseguiram algumas das minas originais de Stromer e a identificação de novos lugares produtivos. Os descobrimentos mais significativos para este grupo foi a descoberta de um esqueleto parcial de um Terópode gigante, provavelmente um Espinossauro e restos de um Aegyptossauro. Além disso, o grupo também encontrou 20 acumulações ilhadas de ossos que contêm pelo menos restos de dinossauros, tartarugas, cocodrilos, plantas e gastrópodes.

Este, infelizmente, foi um dos vários fósseis perdidos na Segunda Guerra Mundial. Depois dos grandes bombardeios da RAF sobre Munique, os ossos de muitas espécies, inclusive do Aegyptossauro se perderam para sempre.

Comentários

Postar um comentário

Atenção: os comentários não serão revisados, porém eles poderão ser excluídos se apresentarem linguagem inadequada ou qualquer tipo de ofensa.

Postagens mais visitadas deste blog

Coelophysis

Velociraptor: O Mais Rápido?

Gallimimus